Padrões de codificação de carateres

     Desta vez vou falar dos padrões de codificação de texto.


    
O texto é o tipo de media que está mais presente no nosso dia a dia. Deste modo, o texto pode assumir um formato básico ou ter diversas aparências. Sendo assim, a formatação do texto permite alterar a aparência dos caracteres ou a disposição espacial.


    Antigamente cada computador apresentava um código para representar uma letra, um número e símbolos. Atualmente, devido à necessidade de comunicar, são utilizados padrões de codificação que consistem em tabelas com um grupo de bits que representam diversos caracteres, com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.


    Desta forma podemos distinguir duas tabelas de codificação:

    Ascii

    Esta tabela surgiu para facilitar a comunicação, uma vez que, foi criada para que fosse utilizado apenas um padrão em todos os computadores. Inicialmente utilizava um conjunto de 7 bits que representavam 128 carateres muitos deles adequados à língua inglesa, no entanto, mais tarde foi ampliada passando a um conjunto de 8 bits que representavam 256 carateres e assim passaram a incluir carateres de outras línguas. Com tudo, ainda eram carateres insuficientes e por isso, tiveram a necessidade de criar diversas variantes regionais (como por exemplo a necessidade de colocar acentos quando escrevemos em português, uma vez que em inglês não existem acentos).  


Unicode


    É mais extensa que a tabela de Ascii, uma vez que define todos os carateres de diversas línguas do mundo. Enquanto a tabela de Ascii utiliza um conjunto de 7 bits para representar carateres, Unicode permite utilizar conjuntos até 32 bits para representar carateres de diferentes idiomas. Podem codificar também pontuação, símbolos gráficos, carateres acentuados, entre outros. 






WebGrafia:    

Fontes das imagens:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea: Ferramentas Balde de tinta e Gradiente

Formatos de ficheiros

A Iniciar

Qr Codes

Projeto Photopea

AppInventor

Multimédia digital