Famílias tipográficas
Existem diversas famílias tipográficas e dentro dessas mesmas famílias existem diversas fontes tipográficas. Desta vez, irei falar sobre uma dessas fontes, a Tahoma. Antes de falar sobre esta fonte temos de aprender alguns conceitos sobre fontes tipográficas.
- Podemos classificá-las em fontes com serifa e sem serifa. Dizemos que uma fonte é com serifa quando os caracteres apresentam um prolongamento nas extremidades. Sendo assim, uma fonte sem serifa não apresenta estes acabamentos. Fontes com serifa são mais frequentes em textos e jornais.
- As fontes apresentam determinadas características como o desenho, a espessura, o tamanho, a inclinação e o estilo que pode ser por exemplo itálico, negrito, condensado, etc. Estas características permitem que as fontes se encaixem numa determinada família (uma família de caracteres corresponde a um agrupamento de caracteres com caraterísticas idênticas que se repetem por todos eles).
- Existem dois tipos de fontes: bitmapped e escaladas. Este dois tipos são semelhantes , em termos de conceção, às imagens bitmap e vetoriais. As escaladas subdividem-se em: Type 1, TrueType e OpenType.
Tahoma
Tahoma é uma das novas famílias de fontes sem serifa da Microsoft. Consiste em duas fontes TrueType do Windows (regular e negrito) e foi criada para enfrentar os desafios da exibição na tela, especialmente em tamanhos pequenos, em caixas de diálogo e menus. Como as Tahomas são fontes TrueType, elas podem ser giradas e dimensionadas em qualquer tamanho.
Esta fonte foi projetada pelo designer de tipos de renome mundial Matthew Carter, e instruída à mão pelo principal especialista em dicas, Tom Rickner da Monotype, Tahoma estabelece novos padrões no design de fontes do sistema. Foi utilizada como fonte padrão do Windows XP.
É ideal para uso em cenários de interface de usuário e outras situações que requerem a apresentação de informações na tela. Desta forma, é instalada na maioria dos computadores do mundo.
Estejam atentos a mais publicações!!
Fiquem bem!!
WebGrafia:
- Resumos da professor
Fontes das imagens:
Comentários
Enviar um comentário