Formatos de ficheiros
Hoje vou falar dos diferentes tipos de formato para guardar ficheiros. Existem diversos formatos para guardar ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos.
O formato bitmap resulta de um mapeamento de bits, quanto maior é o numero de bits melhor é a quantidade e a tonalidade das cores.
Antes de prosseguirmos precisamos de entender o que é compressão sem perdas e compressão com perdas:
- Compressão sem perdas: a compressão é feita após a descompressão e preserva todos os dados da imagem.
- Compressão com perdas: a compressão é seguida da descompressão e leva à perda de alguma informação da imagem.
PDF é um formato portátil para documentos desenvolvido por Adobe Systems e muito usado na Internet devido a sua versatilidade, facilidade de uso e tamanho pequeno. Um documento PDF tem a mesma aparência, cor, gráficos e formato que um documento impresso. Este tipo de arquivo é muito utilizado na hora de compartilhar informação gráfica ou de texto uma vez que, com o word poderíamos ter alguma desformatação de texto.
É dos formatos bitmap mais comuns, bastante utilizado no programa paint.
JPEG
A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu
O GIF é um formato com compressão sem perdas. São ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet. Este formato não suporta mais do que 256 cores (8 bits de profundidade de cor) e é lido por muitos programas.
GIF é muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.
PNG
O formato PNG é um formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comportando animação.
O formato TIFF é um formato sem compressão muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software e digitalização. É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. É o formato ideal para o tratamento de imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores.
Fiquem bem!!!!
Estejam atentos a novas publicações!!!!
WebGrafia:
- Apontamentos da professora
Fontes das imagens:
Comentários
Enviar um comentário