Modelos da cor
Uma imagem também é a representação visual de um objeto através de técnicas da fotografia, da pintura e do desenho. Hoje em dia, as imagens estão muito presentes, e podemos encontrar este tipo de media em: anúncios publicitários impressos em páginas de revistas ou expostos nas paredes de edifícios, cartazes afixados, todo material impresso, exibições em telas de cinema ou de televisão, etc.
Modelos da cor
Para a reprodução das diferentes cores por parte de sistemas gráficos, é necessária a existência de modelos que representem as diferentes cores tendo em atenção a natureza do olho humano, da luz e da cor. Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, utilizando um sistema de coordenadas na qual cada cor é representada por um ponto. Existem dois modelos de cor, o modelo aditivo e o modelo subtrativo.
Antes de partirmos para os diferentes modelos de cor precisamos de aprender primeiro o que é o modelo aditivo e o modelo subtrativo:
- No modelo aditivo a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a misturados comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul indicam a presença da luz ou da cor branca.
- No modelo subtrativo a mistura das três cores acima referidas representam-se pela cor preta uma vez que são absorvidos os comprimentos de onda. Á ausência de luz designa-se por cores brancas porque as cores não são absorvidas e sim refletidas. O modelo subtrativo explica assim a mistura de cores para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz.
- RGB
O modelo RGB é um modelo aditivo, através do qual se obtêm as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). O modelo RGB permite exibir imagens de cor em monitores.
- CMYK
Sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
O modelo CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo facto de as cores que são vistas, terem uma parte de luz que não é absorvida. Este modelo baseia-se na forma como a natureza cria as cores quando reflete parte do espetro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtrativo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMYK é utilizado na impressão.
- HSV
O modelo HSV é definido pelas grandezas: tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde a tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, a saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida ou forte e o valor traduz a luminosidade ou o brilho da cor. O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
- YUV
Este é o modelo mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). Este, baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. É adequando para as televisões a cores e para sinais de vídeo.
Espero que tenha ajudado!!
Fiquem bem!!
WebGrafia:
- Apontamentos da professora
Fontes das imagens:
Comentários
Enviar um comentário