Diferença entre realidade virtual e realidade aumentada
Por vezes pensamos que realidade virtual é sinónimo de realidade aumentada, no entanto, são conceitos completamente distintas e por isso, irei abordar os dois temas para que possam identificar as diferenças entre as duas realidades.
O que é realidade virtual?
A realidade virtual permite que entremos num ambiente virtual, isto é, por intermédio de aparelhos de realidade virtual conseguimos entrar num cenário, criado ou recriado, por computador. Assim podemos estar dentro dum jogo ou até mesmo visitar um local á nossa escolha. Para mais, a realidade virtual possibilita uma visão de 360 graus e até mesmo manipulação de objetos.
São diversos os equipamentos que permitem que a realidade virtual se aproxime cada vez mais da realidade como por exemplo, o capacete de visualização, a luva eletrónica, uns simples headphones, etc. Esta tecnologia começa a estar gradualmente presente nos nossos dias, visto que cada vez mais são vendidos jogos de realidade virtual. Para além dos jogos, podemos encontrar esta inovação em simuladores (temos o exemplo do simulador do circuito internacional de Vila Real), na medicina e até mesmo no turismo facilitando a visita a diversos pontos turísticos de forma virtual.
Tal como referido anteriormente a realidade virtual tenta aproximar-se da realidade e por isso, podemos classificá-la de duas formas: realidade imersiva ou realidade não imersiva.
- Dizemos que é realidade imersiva quando o utilizador sente que está mesmo no ambiente onde foi inserido, isto é, sente-se parte integrante do ambiente podendo interagir com o mesmo.
- Classificamos como realidade não imersiva quando o utilizador não sente que faz parte do ambiente.
Exemplo de acessórios de realidade virtual
O que é realidade aumentada?
Enquanto na realidade virtual somos inseridos num cenário, na realidade aumentada isso não acontece. A realidade aumentada acrescenta conteúdo à realidade, isto é, existe uma sobreposição entre a realidade virtual e a realidade. Para a sua utilização apenas necessitamos de uma câmara como a do telemóvel ao contrário da realidade virtual que necessita de diversos dispositivos de imersão.
O jogo Pokémon Go e os filtros do Instagram são os exemplos mais conhecidos de realidade aumentada no entanto, esta realidade também pode ser encontrada em diversos locais como em lojas de roupa para que o cliente consiga ter uma ideia da roupa que quer comprar no seu corpo, em hospitais para facilitar algumas cirurgias, no setor automóvel, etc.
Alguns exemplos da utilização de
realidade aumentada
Fiquem atentos a novas publicações!!
WebGrafia:
https://tecnoblog.net/341575/pokemon-go-adiciona-recurso-avancado-de-realidade-aumentada/
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/saiba-qual-e-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada.ghtml
https://www.wasd.pt/artigos/os-jogos-de-realidade-virtual-da-e3-2017/
Fontes das imagens:
https://br.freepik.com/vetores-premium/realidade-virtual-ou-dispositivos-de-jogos-vr_4273902.htm
https://pplware.sapo.pt/apple/apple-realidade-aumentada-ar/
https://www.wasd.pt/artigos/os-jogos-de-realidade-virtual-da-e3-2017/
https://tecnoblog.net/341575/pokemon-go-adiciona-recurso-avancado-de-realidade-aumentada/
Fontes dos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=tA1vStL7EXQ
https://www.youtube.com/watch?v=PQei9HlSpXY
Comentários
Enviar um comentário