Desinformação, Deepfake e Fake news




   

    Desta vez o tema é a informação e os seus problemas!!

     
    A internet facilitou o acesso à informação, no entanto, a desinformação, o deepfake e as fake news começam a ser temas muito vulgares e preocupantes na nossa sociedade. Desta forma irei abordar estes temas e explicar como podem ser tão inquietantes para a época em que vivemos(era digital).


O que é desinformação? 

    Desinformação é informação errada ou por vezes modificada influenciando o comportamento de quem a lê. A desinformação tem vários objetivos entre os quais se destacam os comerciais e políticos. A desinformação propaga-se através das redes sociais  de uma forma tão rápida que por vezes é difícil reter a desinformação e repor a verdade.

 

O que é o deepfake?



    Deepfake consiste na manipulação de vídeos, isto é, através de recursos de inteligência artificial são criados vídeos em que é possível alterar sons ou imagens como por exemplo, colocar o rosto de uma pessoa no corpo de outra. Através de um software apelidado de deepfake é cada vez mais fácil a criação de vídeos falsos. Quando abordamos este tema não nos parece que seja preocupante, no entanto, o deepfake é bastante assustador pois, é possível colocarem-nos num local do crime para sermos incriminados. Para além das capacidades de manipulação de imagem é também incrível a velocidade com que se espalham estes falsos vídeos. Neste momento, as figuras públicas são o maior alvo, e por vezes colocam-nas a dizer algo que nunca disseram. 

   

                                   O que são as fake news?                                       

   Fake news são cada vez mais comuns na atualidade e também bastante preocupantes. Mas afinal o que entendemos por fake news? Este termo provém do inglês (notícias falsas) mas são mais conhecidas como "não notícias". Com o surgimento da internet cada um de nós pode publicar e escrever uma notícia dada como verdadeira, no entanto, é claramente falsa. Por vezes são exageradas para captar a atenção dos leitores e fazer com que se propaguem de forma mais rápida. Normalmente, estas "não notícias" têm o intuito de afetar alguém ou oferecer benefícios para quem as escreve como por exemplo, influenciar decisões ou obter lucro financeiro. As fake news são rapidamente divulgadas através das diversas plataformas digitais, como o Facebook ou o WhatsApp, dificultando a verificação das mesmas e espalhando-se, para o público em geral, juntamente com as verdadeiras notícias, na internet. Por este motivo, a veracidade das notícias na internet começa a ser posta em causa e por isso, é necessário travar esta escalada de fake news. Para isso, cada um de nós tem um papel fundamental, seguindo diversas regras para identificar o que é verdadeiro do que não é:

  • Devemos aferir a data da publicação, verificar o autor, considerar a fonte, verificar se tem fundamentos, ler a notícia por completo, aferir a linguagem e arranjos gráficos e ainda recorrer a especialistas se acharmos o conteúdo demasiado estranho.



  Esperem por próximas publicações!!!






Web Grafia: 

https://www.jornaltornado.pt/o-que-e-fake-news-afinal/

https://www.todamateria.com.br/fake-news/

https://www.publico.pt/2020/02/27/sociedade/noticia/fake-news-perigo-podemos-combater-1905790

https://www.publico.pt/multimedia/interactivo/deepfake

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desinforma%C3%A7%C3%A3o

https://observador.pt/2020/05/18/fake-news-desinformacao-e-a-doenca-do-seculo-diz-comissao-europeia/

Fontes das imagens:

https://www.maven.com.br/blog/afinal-o-que-sao-fake-news-e-quais-os-impactos-para-sociedade/

https://www.todoestudo.com.br/geografia/sociedade-da-informacao

https://tecnoblog.net/264153/o-que-e-deep-fake-e-porque-voce-deveria-se-preocupar-com-isso/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea: Ferramentas Balde de tinta e Gradiente

Formatos de ficheiros

A Iniciar

Qr Codes

Projeto Photopea

AppInventor

Multimédia digital